(Wix-Logo) Create a site!
100s of templates
No coding needed
Start now >>

Protocolo do Rendimento Social de Inserção de Évora (RSI)

075.JPG

A Unidade Rendimento Social de Inserção (RSI) – Desenvolve, desde 2008, ações de acompanhamento junto de 100 famílias beneficiárias de RSI, de forma a garantir a inserção social e uma progressiva autonomia.

 

O Rendimento Social de Inserção é uma medida de política Social que visa assegurar a inserção de pessoas e famílias excluídas ou em risco de exclusão, proporcionando condições mínimas de qualidade de vida. Consiste numa prestação incluída no subsistema de solidariedade e num programa de inserção.

 

O Protocolo é um instrumento facilitador do processo de autonomização das famílias beneficiárias tendo como objetivo a intervenção junto das mesmas. Desenvolve um acompanhamento sistemático e personalizado até que os elementos que constituem o agregado estejam aptos ao exercício das competências necessárias à sua autonomização, tendo em conta o cumprimento da missão da organização e da lei do Protocolo de RSI com a Segurança Social, lei nº 42/2006 de 23 de Fevereiro e Decreto Lei n.º 133/2012 de 27 de Junho com a Portaria nº 257/2012 de 27 de Agosto.

Garante a intervenção junto das famílias, tendo em vista:

- a potenciação dos factores de proteção de cada família, enquanto estratégia de prevenção ;

- a abordagem local / comunitária, através de iniciativas e serviços locais, centrados na comunidade e promotores do desenvolvimento social.

 

Esta Unidade é constituída por uma equipa multidisciplinar: um Psicólogo (Gestor de Caso), uma Assistente Social (Gestora de Caso) e três Ajudantes de Ação Direta. O Psicólogo assume ainda a função de coordenador da equipa.

(Wix Logo)
This site was created using
Create your own for FREE >>